REGRAS


CAPÍTULO – I
REGRAS, TEMPO, TIMES, GOLEIRO,
LATERAL E OUTROS DISPOSITIVOS

Art 1º - TEMPO DAS PARTIDAS E NUMERO DE GOLS
a)    Cada partida para o CBFLV (CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL DA LINHA VERDE) terá o tempo de no máximo 20 minutos/ ao completar os 10 minutos as equipes mudaram de lado. 
b)    Termino da partida será quando o tempo se encerrar.
c)  CBFLV será disputado por 7 clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os times jogarão entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido. Não haverá campeões por turnos, sendo declarado campeão brasileiro o time que obtiver o maior número de pontos  e rebaixado o clube que tiver menor numero de pontos. 

         Vitoria 3 pontos ,    empate  1 ponto  e   derrota 0 ponto, W.O (1x0)

      Critérios de desempate:
Em caso de empate por pontos entre dois clubes, os critérios de desempate serão aplicados na seguinte ordem:

Número de vitórias
Saldo de gols
Gols pro
Gols contra
Punições de 1 minuto ou outras


Ao final do campeonato, em caso de empate nos critérios acima, realizar-se-á uma partida de desempate em campo neutro para a determinação do campeão ou definição de descenso. Essa partida será realizada em até sete dias após o encerramento do campeonato e, em caso de empate, decida através de disputa por pênaltis.

O campeão e vice-campeão se classificam direto para jogar a Champions League da Linha Verde 2015 a realizar-se-à no mês de Janeiro de 2015. Os clubes do terceiro ao sexto lugar, farão um repescagem, para obter as duas vagas restantes na champions League 2015. 

Art 2º - RECUO, ESCOLHA DE TIME, LATERAL E GOLEIRO

a)    Atrasar a bola ao goleiro para que ele a pegue com as mãos, somente será aceito com a cabeça, peito ou em lateral (COM AS MÃOS E PES), em qualquer outra forma o goleiro não poderá agarra-la. Caso aconteça será dado lateral ao time adversário. O time adversário deverá exigir o recuo, caso não o faça o futebol irá prosseguir normalmente.
b)    A bola estará fora de jogo quando ultrapassar completamente a linha lateral (pelo AR e por TERRA) ou tocar a parte superior da tela.
c)    Gol de goleiro vale. Exceto no Caso do goleiro sair do tiro de meta e chutar direto ao gol e a bola não tocar em ninguém, este será invalidado.
f)     O goleiro só pode segurar a bola durante 5 segundos, caso ultrapasse esse tempo será dado lateral ao time adversário.

Art 3º - GOL
a)    Será considerará gol quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo, entre as traves e por baixo do travessão, sem que tenha sido lançada, levada ou golpeada com a mão ou o braço de um jogador da equipe atacante - exceto o goleiro, quando dentro de sua própria área de pênalti. A equipe que marcar 2 gols ganhará o jogo. Se não houver gols, a partida terminará empatada.


Art 4º - JUIZ, FALTAS E JULGAMENTO.

a)    Fica facultativo a escolha de um arbitro nas sextas e domingos, devendo ser antes do futebol acontecer até seu termino. Os presentes votaram se utilizaram ou não a arbitragem, a maioria dos votos vence, devendo cumprir até o termino da sexta ou domingo (dia da semana).
A escolha da arbitragem terá os seguintes critérios; a pessoa que se encaixar melhor no perfil da arbitragem (maioria dos votos), devendo escolher o próximo arbitro sendo este qualificado para a função (maioria dos votos). O time deverá eleger um capitão e, este, somente este, poderá proceder de reclamação ou conversa com o arbitro. Palavras de baixo calão ou insultos ao arbitro terão punição com cartão amarelo, dois cartões amarelos 2 minutos fora. Caso algum jogador do time que não seja o capitão venha reclamar ou proceder com arbitro de forma desrespeitosa ou com ofensas (gritos e reclamação), poderão ter punição com cartão amarelo, 2 cartões 2 minutos fora. Caso exista uma discussão ou polemica, o arbitro na duvida poderá utilizar o Art 7º letra g).

§ Único: O arbitro poderá aplicar os cartões sem ter que utilizar os critérios pré-estabelecidos neste Estatuto.

Se o grupo não escolher pela arbitragem seguiremos o modelo abaixo;

Em caso de falta; continuaremos utilizando a regra da solicitação (ou seja, hombridade e honestidade), caso exista uma discussão ou polemica, será utilizado o Art 7º letra g).

b)    Falta dentro da área é lateral.
c)    Falta dentro da área impedindo o gol, será dado lateral para o time adversário e o infrator ficara 1 minuto fora de jogo. 
OBS: Caso tenha um gol, antes de terminar a penalidade de 1 minuto o jogador poderá regressar . 
d)    Mão na bola é mão, independente da mão estar ou não colocada no corpo, “MÃO NA BOLA É MÃO”. Colocar a mão na bola para impedir um drible ou lançamento (1 minuto fora).
    No caso de termos juiz, poderá resultar em cartão amarelo ou não, dependendo da jogada.
Obs: Caso ocorra dentro da área involuntariamente lateral, ocorrendo intencionalmente o jogador ficara 1 minuto fora e será lateral para o time adversário.
Obs2: Fingir colocar a mão na bola será falta para dois lances.
e)    Falta proposital impedindo o jogador de ir de cara para o gol: falta e 1 minuto fora.
f)     Obstrução e segurar o jogador (fora dos casos acima citado) falta comum. O mesmo jogador cometer 3 infrações no mesmo jogador 1 minuto fora.
g)  Segurar o jogador num drible, agarra-lo ou puxar a camisa, 1 minuto fora.

g)   CASOS POLÊMICOS E ALGUMAS INFRAÇÕES HAVERÁ O JULGAMENTO DOS JOGADORES QUE ESTÃO NA DE FORA, LOGO, VOTARAM SE FOI INFRAÇÃO, GOL OU PUNIÇÃO. DEVENDO TER DE 5 A 7 VOTOS PARA ELUCIDAR A QUESTÃO.

Art 5º - SITUAÇÕES ANTI-DESPORTIVA E BRIGAS
a)    Chutar ou tentar chutar um adversário, derrubar ou tentar derrubá-lo usando a perna ou agachando-se atrás ou à sua frente, de forma a machuca-lo, cotovelar ou tentar cotovelar, em miúdos, na maldade, só entra no próximo DIA/JOGO, ou seja, CARTÃO VERMELHO e, será feita uma analise conforme consta no Art. 7º letra g). O time que esta em campo ficará apenas com 3 jogadores até a próxima partida, quando poderá escolher outro para colocar em seu lugar.
b)    Caso dois jogadores briguem, não poderão jogar mais neste dia.
c)    Utilizar a bola como instrumento para machucar o adversário, CARTÃO VERMELHO e será feita uma analise conforme consta no Art. 7º letra g). O time que esta em campo ficará apenas com 3 jogadores em campo até a próxima partida.

RESSALVA: Quaisquer outras atitudes antidesportivas serão julgadas por todos que estejam na linha verde, podendo até, acarretar expulsão do grupo do futebol.
SERÁ VOTADO NA SEMANA POR TODOS OS MEMBROS, PELA ABSOLVIÇÃO OU EXCLUSÃO, DEVENDO INFORMA-LO ANTES OU NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA.

            Cada jogador é responsável por zelar pela saúde do amigo/adversário, devendo avaliar os possíveis riscos de machuca-lo numa jogada dura.
            O futebol é coletivo e se joga em coletivo, logo, se você não esta a fim de praticar essa filosofia, volte para casa.






Considerações Finais:

Eu apenas sou um administrador do futebol... o dinheiro arrecadado não é meu, eu não sou e nem serei o dono do futebol, não ganho nada com isso, apenas dá trabalho organizar ....O futebol é de todos que comparecem e que pagam...por isso agradeço a cada um de vocês por acreditarem na minha administração.

                                                                        Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário